Meninas,
Sei que algumas de vocês já estão se preparando em relação aos Novos Inícios, então achei importante dar algumas explicações de como ele deve ser feito, pois algumas de vocês estão trabalhando nas moças pela primeira vez e estão se sentindo um pouco perdidas.
E para as líderes que á conhecem a organização, talvez seja uma grande descoberta.
Então vamos mais uma vez recorrer ao manual de administração da Igreja, onde dá uma breve explicação de como dele deve acontecer:
10.8.3 Novos Inícios
“Novos Inícios” é o evento anual para as moças e seus pais, líderes do sacerdócio e líderes das Moças.
As meninas que completarão 12 anos no ano seguinte também são convidadas a participar com seus pais.
Esse evento pode ser realizado no início do ano letivo ou do ano do calendário. Pode ser realizado durante a Mutual.
Esse evento ajuda as moças e seus pais a informar- se a respeito do programa das Moças.
Inclui uma explicação do Progresso Pessoal, a apresentação do tema, emblema e lema das Moças e a declaração de propósito e o símbolo de cada faixa etária (ver 10.1).
Os Novos Inícios devem ajudar as moças e seus pais a fazer planos para os eventos que acontecerão no ano que se inicia.
Os Novos Inícios dão às líderes a oportunidade de expressar amor pelas moças, incentivar os pais a ajudarem as filhas nas experiências do Progresso Pessoal, apresentar as meninas que completarão 12 anos no ano que se inicia, e dar boas-vindas às moças que se filiaram à Igreja ou se mudaram para a ala.
É um momento de reconhecer as moças e suas realizações no Progresso Pessoal. A presidência das Moças convida um membro do bispado para fazer o último discurso.
As presidências de classe planejam o programa sob a direção da presidência das Moças.
A presidência das Moças pode pedir a especialistas que ajudem (por exemplo: reger um coro ou grupo instrumental, treinar as oradoras ou dirigir uma breve encenação teatral). Um membro da presidência da classe das Lauréis pode dirigir a reunião.
Manual 2 de Administração da Igreja 2010, p. 86, tópico 10.8.3
- Os Novos Inícios é planejado pelas presidências de classes (Abelhinhas, Meninas-Moças e Lauréis) e não pela presidência das Moças. A única coisa que a presidência das Moças faz, é supervisão e aprovar esse planejamento. Além de escolher qual membro do bispado dará a mensagem final da atividade.
- Quem dirigi a atividade é um membro da Presidência da Classes das Lauréis.
- As moças que completarão 12 anos no ano seguinte são convidadas a participar, esse participar, quer dizer que elas são convidadas para ASSISTIR o Novos Inícios e não participarem na preparação e coral, pois elas ainda são membros da Primária.
- A programação é bem simples:
-
Dar boas-vindas para as moças que se mudaram para a ala durante o ano e reconhecimento das realizações das moças em relação ao Progresso Pessoal. Essa informação vai ser bem difícil para muitas líderes, mas basta ler o Manual de Administração da Igreja e o próprio livreto do Progresso Pessoal... Essas boas vindas são apenas uma forma de dizer para os pais, como em um relatório anual, quais moças chegaram na ala, quais receberam as fitinhas por concluir valores, quais receberam o reconhecimento do Progresso Pessoal. Não é o momento de entrega de medalhão, fitinhas, abelhinha, certificados e presentes. Pois onde já se viu? Uma moça chega em sua ala num domingo e ao invés de vocês "darem presentes" e faze-las bem vindas no próprio domingo ou na mutual seguinte, vocês esperam meses para fazer isso. Tem sentido isso? Quanto ao medalhão é super complicado, pois já ouvi algumas irmãs dizerem que se mudaram e na nova ala o bispado e líderes não entregaram o reconhecimento, ou a nova liderança da ala. Irmãs pensem um pouco... No próprio livreto diz que a moça recebe esses reconhecimento durante uma reunião sacramental ou mutual. Até os Novos Inícios muitas coisas podem acontecer. E a nova liderança não tem como saber se de fato a moça recebeu ou não esses tipos de reconhecimento. Não impedir (não sei se escrevi a palavra certo) que as moças continuem motivadas, só pra que elas tenham reconhecimento nos Novos Inícios. Quando uma moça recebe logo o seu reconhecimento, ela continua animada para continuar seu Progresso. Também não é pra fazer o caus quando ao reconhecimento, quando digo logo é depois da entrevista com a presidente das moças, o bispo e a autorização do bispo.
- Hino de Abertura
- Oração
- Mensagem de um membro da Presidência das Moças (normalmente é a presidente) sobre o Progresso Pessoal. Essa mensagem não é a história do programa, realmente é uma explicação de quando a moça começa a cumpri-lo, por que faze-lo, quais são os reconhecimentos e tal.
- O Tema, Lema e Emblema das moças pode ser apresentado de diversas formas. Não precisa ser necessariamente uma moça ir a frente cita-lo. A própria líder que estiver dando a mensagem pode explicar sobre eles. Uma moça pode ser convidada a explicar o próposito de cada um deles. Aí vai da criatividade de cada ala, mas lembrando que deve ficar bem claro para os pais o que são essas coisas.
- A declaração de propósito de cada classe são feitas pelas moças. Pode ser feito por apenas uma moça de cada classe ou todas as moças de cada classe. E elas mesmas devem podem explicar o símbolo de cada faixa etária, ou se preferirem, uma líder.
- Um membro do bispado uma mensagem.
- Hino de encerramento
- Oração.
5. No meio dessa programação, vocês podem acrescentar os hinos que quiserem. Se o tema for da Mutual, podem colocar os hinos da mutual ou do Canto do Coração (hinário das Moças). Quanto a isso, é livre.
6. Quanto a decoração, sintam-se também a vontade de fazerem da forma como quiserem. Só tomem cuidado com o tema das Princesas Disney, como já disse, eu particularmente acho totalmente inadequado.
Pois todas as princesas estão com roupas fora dos padrões e faz parte ensinarmos para as moças a andarem dentro dos padrões.
créditos - As tontas vão ao céu
Nenhum comentário:
Postar um comentário