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16.2.16

♥ Bênção Patriarcal - 12 Tribos de Israel ♥

Declaração de Linhagem

A bênção patriarcal inclui uma declaração de linhagem, que afirma que a pessoa é da casa de Israel — um descendente de Abraão que pertence a uma tribo específica de Jacó. Muitos santos dos últimos dias são da tribo de Efraim, a tribo que recebeu a principal responsabilidade de liderar a obra do Senhor nos últimos dias.
Como todos pertencemos a muitas linhagens sanguíneas diferentes, dois membros da mesma família podem pertencer a diferentes tribos de Israel.
Não importa se a pessoa pertence à casa de Israel por linhagem sanguínea ou adoção. Os membros da Igreja são contados como descendentes de Abraão e herdeiros de todas as promessas e bênçãos contidas no convênio abraâmico 

Rúben

No Velho Testamento, filho mais velho de Jacó e Lia (Gên. 29:3237:21–22, 2942:22, 37). Embora Rúben fosse o primogênito, perdeu a primogenitura por causa do pecado (Gên. 35:2249:3–4).

Tribo de Rúben

A bênção de Jacó a Rúben acha-se em Gên. 49:3 e em Deut. 33:6. O número de descendentes da tribo foi diminuindo gradualmente, e embora ela continuasse a existir, tornou-se politicamente menos importante. O direito de primogenitura de Rúben passou a José e seus filhos, por ser este o primogênito de Raquel, a segunda esposa de Jacó (1 Crôn. 5:1–2).

Simeão

No Velho Testamento, segundo filho de Jacó e de sua esposa Lia (Gên. 29:3335:23Êx. 1:2). Juntou-se a Levi no massacre dos siquemitas (Gên. 34:25–31). A profecia de Jacó em relação a Simeão pode ser encontrada em Gên. 49:5–7.

Tribo de Simeão

Os descendentes de Simeão geralmente viviam com a tribo de Judá e dentro das fronteiras do reino de Judá (Jos. 19:1–91 Crôn. 4:24–33). A tribo de Simeão uniu-se a Judá na batalha contra os cananitas (Juí. 1:3, 17). Posteriormente também se juntaram aos exércitos de Davi (1 Crôn. 12:25).

Levi

No Velho Testamento, terceiro filho de Jacó e Lia (Gên. 29:3435:23). Levi tornou-se pai de uma das tribos de Israel.

Tribo de Levi

Jacó abençoou Levi e os seus descendentes (Gên. 49:5–7, 28). Os descendentes de Levi ministravam nos santuários de Israel (Núm. 1:47–54). Aarão era levita e os seus descendentes, sacerdotes (Êx. 6:16–2028:1–429). Os levitas ajudavam os sacerdotes, os filhos de Aarão (Núm. 3:5–101 Re. 8:4). Às vezes, eles atuavam como músicos (1 Crôn. 15:16Ne. 11:22); matavam os animais para os sacrifícios (2 Crôn. 29:34Esd. 6:20); e geralmente ajudavam no templo (Ne. 11:16). Os levitas eram consagrados para o serviço do Senhor, a fim de realizarem as ordenanças para os filhos de Israel. Os próprios levitas eram oferecidos em lugar dos filhos de Israel (Núm. 8:11–22); assim, eles tornavam-se propriedade peculiar de Deus, oferecidos a Ele em lugar dos primogênitos (Núm. 8:16). Eles não eram consagrados, mas eram purificados para o seu ofício (Núm. 8:7–16). Eles não obtiveram uma herança de terra em Canaã (Núm. 18:23–24), mas recebiam o dízimo (Núm. 18:21), receberam 48 cidades (Núm. 35:6) e o direito de receber donativos do povo por ocasião das festas (Deut. 12:18–1914:27–29).

Judá

Ver também BíbliaIsraelJudeus
No Velho Testamento, quarto filho de Jacó e Lia (Gên. 29:3537:26–2743:3, 844:16;49:8). Jacó deu uma bênção a Judá na qual lhe disse que seria um líder natural entre seus irmãos e que Siló (Jesus Cristo) seria seu descendente (Gên. 49:10).

Tribo de Judá

Após o estabelecimento em Canaã, a tribo de Judá assumiu a liderança. Sua maior rival era a tribo de Efraim. Moisés abençoou a tribo de Judá (Deut. 33:7). Após o reinado de Salomão, essa tribo tornou-se o reino de Judá.

Reino de Judá

No reinado de Roboão os domínios de Salomão foram divididos em dois reinos separados, principalmente em virtude da inveja entre as tribos de Efraim e Judá. O reino do sul, ou de Judá, incluía a tribo de Judá e a maior parte da tribo de Benjamim. Jerusalém era sua capital. Em muitos aspectos permaneceu mais fiel à adoração a Jeová que o reino do norte. Judá era menos exposto a ataques vindos do norte e do leste, e o poder supremo permaneceu nas mãos da família de Davi até o cativeiro babilônico. O reino de Judá conseguiu manter-se por 135 anos após a queda do reino de Israel, o maior e mais poderoso dos dois.

Vara de Judá

Referência que se faz à Bíblia como um registro da casa de Judá (Eze. 37:15–19). Nos últimos dias, quando os vários ramos da casa de Israel forem reunidos, os seus registros sagrados também serão reunidos. Esses registros escriturísticos complementam um ao outro e formam um testemunho unificado de que Jesus é o Cristo, o Deus de Israel e o Deus de toda a Terra (TJS, Gên. 50:24–36 [Apêndice da Bíblia]2 Né. 329).

No Velho Testamento, filho de Jacó e Bilha, serva de Raquel (Gên. 30:5–6).

A tribo de Dã

Para conhecer a bênção que Jacó deu a Dã, ver Gên. 49:16–18. A bênção de Moisés à tribo de Dã, ver Deut. 33:22. Ao estabelecer-se em Canaã, a tribo de Dã recebeu como herança um pedaço de terra pequeno, porém fértil (Jos. 19:40–48). Eles tiveram muita dificuldade para se protegerem contra os amorreus (Juí. 1:34) e os filisteus (Juí. 13:2, 25;18:1). Em virtude disso os danitas se mudaram para o norte da Palestina (Juí. 18), tomaram a cidade de Laís e denominaram-na cidade de Dã. Esta cidade é conhecida como a fronteira norte da Palestina, que se estendia “desde Dã até Berseba.”

Naftali

O sexto dos doze filhos de Jacó e o segundo de Bilha, serva de Raquel (Gên. 30:7–8). Naftali teve quatro filhos (1 Crôn. 7:13).

Tribo de Naftali

A bênção de Jacó sobre Naftáli acha-se registrada em Gên. 49:21 e a bênção de Moisés sobre a tribo, em Deut. 33:23.


Gade, Filho de Jacó

No Velho Testamento, filho de Jacó e Zilpa (Gên. 30:10–11). Seus descendentes tornaram-se uma das tribos de Israel.

A tribo de Gade

A bênção de Jacó a seu filho Gade encontra-se em Gên. 49:19. A bênção de Moisés para a tribo de Gade encontra-se em Deut. 33:20–21. De acordo com estas bênçãos, os descendentes de Gade seriam um povo guerreiro. A região a eles concedida na terra de Canaã achava-se a leste do rio Jordão e tinha boas pastagens e água em abundância.

Aser

No Velho Testamento, filho de Jacó e Zilpa, serva de Lia (Gên. 30:12–13).

Tribo de Aser

Jacó abençoou Aser (Gên. 49:20) e Moisés, os descendentes de Aser (Deut. 33:1, 24–29). Estes descendentes eram chamados “varões de valor” (1 Crôn. 7:40).

Issacar

Filho de Jacó e Lia, no Velho Testamento (Gên. 30:17–1835:2346:13). Seus descendentes se tornaram uma das doze tribos de Israel.

Tribo de Issacar

A bênção que Jacó conferiu a Issacar se encontra em Gên. 49:14–15. Após estabelecer-se em Canaã, a tribo recebeu uma das regiões mais férteis da Palestina, inclusive a planície de Esdrelon. Dentro dos limites da herança de Issacar existiam lugares importantes da história judaica, como por exemplo o monte Carmelo, Megido, Dotã, Gilboa, Jezreel, Tabor e Nazaré (Jos. 19:17–23).

Zebulom

No Velho Testamento, filho de Jacó e de Lia (Gên. 30:19–20).

A tribo de Zebulom

Jacó abençoou a tribo de Zebulom (Gên. 49:13). A tribo de Zebulom uniu-se a Débora e a Baraque na luta contra os inimigos de Israel (Juí. 4:4–6, 10). Eles também se uniram a Gideão na luta contra os midianitas (Juí. 6:33–35).

Manassés

No Velho Testamento, filho mais velho de Asenate e José que foi vendido ao Egito (Gên. 41:50–51). Ele e seu irmão Efraim eram netos de Jacó (Israel); porém, Jacó adotou-os e abençoou-os como se fossem seus próprios filhos (Gên. 48:1–20).

Tribo de Manassés

Os descendentes de Manassés foram contados entre as tribos de Israel (Núm. 1:34–35;Jos. 13:29–31). A bênção que Moisés deu à tribo de José, e que também foi dada a Efraim e a Manassés, encontra-se em Deut. 33:13–17. O território a eles designado encontrava-se parcialmente a oeste do Rio Jordão e avizinhava-se ao de Efraim; além disso, tinham colônias a leste do Jordão, na fértil terra de pastagens de Basã e Gileade. Nos últimos dias a tribo de Manassés ajudará a de Efraim a coligar o povo disperso de Israel (Deut. 33:13–17). O profeta Leí, do Livro de Mórmon, era descendente de Manassés (Al. 10:3).

Efraim

No Velho Testamento, o segundo filho de José e Asenate (Gên. 41:50–5246:20). Contrariando a maneira tradicional, Efraim recebeu a bênção da primogenitura em vez de Manassés, que era o filho mais velho (Gên. 48:17–20). Efraim tornou-se o pai da tribo que leva seu nome.

Tribo de Efraim

recebeu a primogenitura de Israel (1 Crôn. 5:1–2Jer. 31:9). Nos últimos dias essa tribo tem o privilégio e responsabilidade de portar o sacerdócio, levar ao mundo a mensagem do evangelho restaurado e levantar um estandarte a fim de reunir a Israel dispersa (Isa. 11:12–132 Né. 21:12–13). Os filhos de Efraim coroarão de glória os que retornarem dos países do norte nos últimos dias (D&C 133:26–34).

Vara de Efraim ou vara de José

Registro de um grupo da tribo de Efraim que foi conduzido de Jerusalém à América, em aproximadamente 600 a.C. O registro desse grupo é chamado de vara de Efraim ou de José, ou o Livro de Mórmon. Ele e a vara de Judá (a Bíblia) formam um testemunho unificado do Senhor Jesus Cristo, de Sua Ressurreição e de Sua obra divina entre estes dois ramos da casa de Israel.
  • Os escritos de Judá e os de José crescerão juntamente: 2 Né. 3:12.
  • O Senhor fala a muitas nações: 2 Né. 29.
  • As chaves do registro da vara de Efraim foram confiadas a Morôni: D&C 27:5.



Benjamim, Filho de Jacó

No Velho Testamento, o segundo filho de Jacó e Raquel (Gên. 35:16–20).

A tribo de Benjamim

Jacó abençoou Benjamim (Gên. 49:27). Os descendentes de Benjamim eram uma raça guerreira. Dois importantes benjamitas foram Saul, o primeiro rei de Israel (1 Sam. 9:1–2), e Paulo, o apóstolo do Novo Testamento (Rom. 11:1).

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