♥ Bem-Vindos ♥

Minha foto
Mossoró, RN, Brazil
Sejam Bem vindos!

♥ Contatos ♥

(84) 9 8700-1545
(84) 9 9869-4660


♥ Pesquisar

♥ Hinos

♥ Seguidores ♥

28.12.08

♥Tocha das Moças_ Ponto Cruz♥




Aprenda a Bordar
Esta idéia pode ser usada em uma mutual, acampamento ou outra atividade préviamente planejada... As Jovens podem bordar em Bolças, Toalhas de Rosto e Banho, Lençóis,Cobertas, Roupas e etc... é só usar a criatividade e deixar a imaginação Fluir!!!




Tecido - Os tecidos que você poderá utilizar para bordar o ponto cruz são os seguintes: - Etamine- Cânhamo (fino ou grosso)- Linho






Linhas - Você irá usar fios de algodão mouliné Anchor, DMC, Maxi ou semelhantes porém com 6 (seis) fios. Ela pode ser dividida em 2 (dois) ou mais fios se quiser um efeito de relevo. Como puxar a linha - Após cortar um pedaço de aproximadamente 50 (cinquenta) cm de meada, com os dedos polegar e indicador aperte a ponta da meada que cortou e com a outra mão puxe apenas um fio. Este procedimento facilitará seu trabalho.






Agulhas - Você pode usar agulhas sem ponta tais como:números 22, 24 e 26. Quanto maior o número, mais grossa será a agulha. Não utilize agulhas grossas para tecidos de tramas pequenas. Nesta figura você verá como introduzir a linha na agulha.






Ponto Cruz básico - Arremate a linha no tecido, comece com movimentos debaixo para cima, fazendo uma carreira de ida até o espaço indicado pelo gráfico a ser bordado. Depois volte fechando com a agulha de cima para baixo, concluindo assim o ponto cruz.






Bordando um ponto por vez - Se você está usando linhas variadas ou fazendo pontos isolados, você deverá completar um ponto por vez. Fazendo o ponto como na figura ao lado, a linha no avesso do tecido ficará na horizontal, tendo assim um avesso limpo. Atenção ! Não pule mais do que 3 ou 4 quadrados de trama para iniciar outro ponto, porém se for necessário, corte a linha e inicie o outro ponto, para que o avesso não fique cheio de caminhos de linha, tornando assim o avesso limpo.






Meio ponto - (3/4 de ponto e 1/4 de ponto) Para fazer esse ponto, saia com a agulha de um dos cantos dos quadrados e continue com o ponto normal. Borde uma carreira de ida até chegar ao lugar indicado pelo gráfico e faça o meio ponto no quadrado fechando para o sentido que estiver indicando no gráfico






Ponto atrás - (contorno) Arremate a linha no avesso, introduza a agulha para o direito do tecido e faça um ponto para trás sobre um quadradinho do tecido, puxando a agulha um quadradinho a frente do lugar de onde saiu antes. Trabalhe seguindo como na figura ao lado. Geralmente usa-se um ou dois fios de linha para o ponto atrás (contorno).






Ponto petit - São pontos que ocupam metade do espaço que ocupa um ponto cruz básico. Você pode usar pequenos pontos para melhorar um detalhe, por exemplo na área de um rosto. Deste modo irá minimizar o trabalho evitando meios pontos e detalhes. Os tecidos mais apropriados são o cânhamo e o linho.






Nó Francês - (rococó) Arremate a linha no avesso do tecido e passe a agulha para o direito do tecido. Introduza a agulha em um fio da trama, mas não puxe a agulha. Dê duas laçadas na linha em torno da agulha, segure firme as laçadas dadas e puxe a agulha. Após feito isso introduza a agulha para o avesso do tecido por outro fio da trama, próximo ao que você introduziu.






Arremate - O arremate do ponto cruz básico é feito da seguinte forma: no avesso do tecido, passe a linha por dentro de varios pontos. Para deixá-lo mais seguro, evitando que o ponto escape ao lavar, passe pela trama na diagonal. Isso permitirá um avesso perfeito.






Hardanger - A estrutura básica do hardanger é pegar uma certa quantidade de pontos com a agulha na vertical e fazê-los para qual direção quizer seguindo um "ZIG-ZAG" diagonal. Os pontos na frente do trabalho tendem a ficar alinhados e sem espaços entre esses alinhamentos. Como na figura ao lado.

4 comentários:

  1. nossa eu sou prezidente das moça da ala casa forte e eu amei esse blog muito bom ele é show de bola é lindo eu sei fazer ponto e cruz e essa tocha eu vou fazer para as minha moça pós e´muito linda bog. paraben para quem criou esse blog. sem mais beth.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite irmãs, quero saber se alguma de vcs tem algum gráfico de ponto de cruz de algum templo. Quero bordar uma bolsa para levar as roupas para o Templo. Se alguém tiver e postar eu ficaarei grata. Desde já, obrigada!!! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nós já bordamos a tocha , mas precisavamos um grafico com as letras " DEFENDER A VERDADE E A RETIDÃO" . Será que alguém tem

    ResponderExcluir

mocassud.blogspot.com - Maria do Carmo D. Gomes. Tecnologia do Blogger.