♥ Bem-Vindos ♥

Minha foto
Mossoró, RN, Brazil
Sejam Bem vindos!

♥ Contatos ♥

(84) 9 8700-1545
(84) 9 9869-4660


♥ Pesquisar

♥ Hinos

♥ Seguidores ♥

7.3.09

♥O Jardim♥


♣O JARDIM♣
Um Oratório Alegórico


letras e músicas de
MICHAEL McLEAN
& BRYCE NEUBERT

tradução e letras em Português de
PAULO R. TOFFANELLI



1995 Deseret Book Company

Usado Com Permissão




♣ÍNDICE♣



Introdução 05
Prólogo 07
O Jardim 10
Eu Não Posso Crescer 13
Na Próxima Vez 15
A Cobra Deslisa Na Grama – Parte 1 17
Para Que Servirei? 19
Eu Não Sinto Nada 20
A Cobra Deslisa Na Grama – Parte 2 22
O Jardineiro 24
Este É Meu Jardim 26
Eu Não Posso Salvá-los 31
O Homem De Muitos Nomes 33
O Ar Primaveril 34
Quem É Este Homem? 38
Faça-se A Tua Vontade 39
O Homem De Muitos Nomes – Reprise 52
Epílogo 53




♣NARRADOR♣




1. Lúcifer rebelou-se contra Deus dizendo: “Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono...” ”...e serei semelhante ao Altíssimo...”...e também uma terça parte das hostes do céu ele afastou de Deus...” ”.. E eles foram lançados abaixo e assim surgiram o diabo e seus anjos.” (Isaias 14:13,14 ; D&C 29:36,37)

2. “Certamente o Senhor Jeová não fará cousa alguma sem ter antes revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amós 3:7)

3. “Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis prosperados.” (2 Cron. 20:20)

4. “Porque foi subindo como o renovo perante ele, e como raiz duma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos: e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.” (Isaias 53:2-3)

5. “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho: mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
Ele foi oprimido, mas não abriu a sua boca: como um cordeiro foi levado ao matadouro, e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca.” (Isaias 53:4-7)

6. “Levantai os vossos olhos para os céus, e olhai para a terra abaixo, porque os céus desaparecerão como o fumo e a terra envelhecerá como um vestido... Mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será quebrantada.” (Isaias 51:6)

Obs.: Estas escrituras não foram utilizadas no original em Inglês





♣PRÓLOGO



Uma introdução para a apresentação, cantada pelos solistas e coro: " Nós viemos contar uma história. . e nós esperamos que o significado seja ouvido.... que nós não precisemos temer"


♣O JARDIM♣



O cenário para nossa alegoria é um Jardim. Se você escutar com o coração, poderá ouvir o jardim cantar.



♣EU NÃO POSSO CRESCER ♣

(A Semente)

Uma semente, presa sob a terra e impossibilitada de crescer, canta suplicante seus medos e frustrações. " Por que eu não posso crescer "?

♣DA PRÓXIMA VEZ♣
(O Carneiro)

Um Carneiro, enroscado num arbusto, ouve o lamento da semente. Ele também está frustrado. Emaranhado devido à sua própria tolice, ele reconhece seus enganos e promete: "Na próxima vez que eu for chamado ao final do dia correrei para a segurança do meu pastor.”

♣A COBRA DESLISA NA GRAMA ♣
(O Coro)

O Coro canta sobre os elementos no Jardim que parecem apreciar a crescente desesperança. A Serpente e as ervas daninhas e os cardos são os agentes de alguém que ama a escuridão em lugar da luz.

♣QUÃO BOA PODEREI EU AINDA SER?♣
(A Árvore Estéril)

Há no Jardim uma Árvore Estéril. Abandonada, a árvore desanimada desabafa. "Meus galhos anseiam por segurar os frutos que eu deveria estar produzindo. Estéril, prá que servirei?”

♣EU NÃO SINTO NADA
(Pedra de Moinho)

Uma pedra de moinho luta com seu crescente vazio e desespero. Impossibilitado de sentir qualquer coisa e sem esperança, reclama: "Eu não sinto nada ...Morto como as coisas que eu estou esmagando. .. Não há nenhuma beleza dentro de mim que alguem poderia desejar ".

♣A COBRA DESLISA NA GRAMA PARTE 2
(O Coro)

Encantado com a depressão, desespero, e vazio que prevalece no Jardim, a Serpente, as ervas daninhas, e os cardos ensaiam uma comemoração da vitória que enxergam à frente. As coisas no Jardim estão exatamente da maneira que eles preferem.


♣EU AJUDO AS COISAS CRESCEREM♣
(O Jardineiro)

Um doce e nobre Jardineiro introduz um espírito de esperança no Jardim. Sua forte presença ajuda a dissipar o medo e depressão que prevalecem. As nuvens de desespero parecem estar clareando.

♣ ESTE É MEU JARDIM ♣
(O Jardineiro e o Dono da Terra)

Ressentido com o Jardineiro e alarmado pela inesperada volta para a luz, o Proprietário, um ser muito semelhante àquele ser expulso de nosso lar celestial, vem afirmar seu domínio sobre os elementos do Jardim: Eu sou o Proprietário aqui; Eu possuo este lugar há muitos anos... .pensei ter deixado isto claro; eu quero você fora daqui ".

♣EU NÃO POSSO SALVÁ-LOS
(O Jardineiro e o Jardim: Semente, Carneiro, Árvore e Pedra de Moinho)

Rindo arrogantemente o Proprietário deixa o Jardim. Os confusos e assustados elementos do aproximam-se do bondoso Jardineiro, buscando nele conforto e alívio. , " Oh, Jardineiro, por favor nos diga a verdade. Se você não pode salvar-nos, então quem?"

♣O HOMEM DE MUITOS NOMES ♣
(O Jardineiro)

O Jardineiro não os pode salvar, mas ele testifica de Um que pode -
O Homem com Muitos Nomes. "Existe Um que virá a este jardim, como uma chuva incomum,
Beba dele e nunca mais tenha sede."

♣O AR PRIMAVERIL♣
(O Coro)

O Profeta/Jardineiro deixa o Jardim, mas um confortante espírito de paz permanece após sua saída. Quando a noite se aproxima um coro divino compartilha um testemunho especial do poder salvador do Homem com Muitos Nomes. " Se nós apenas acreditarmos, podemos receber o ‘poder curador da primavera’ através Daquele de quem emana a esperança de que precisamos.”


♣QUEM É ESTE HOMEM?

(Semente, Carneiro, Árvore e Pedra de Moinho)
É noite e tudo estão calmo e quieto. Um Homem entra no Jardim, alguém que não esteve lá antes. Sua presença provoca uma comoção nos elementos que, impressionados observam: “Que carga é esta que Ele carrega? Deve ser muito pesada pois ele se ajoelha com dificuldade para orar”.


♣FAÇA-SE A TUA VONTADE ♣
(O Homem, A Árvore, O Carneiro, Pedra de Moinho, Semente,
O Proprietário, Jardineiro e Coro)

Cheio de angústia, este Homem de Muitos Nomes, derrama seu coração a Deus: " Pai, se é possível deixe este cálice passar de mim sem que eu beba, mas faça-se a tua vontade ".
Os elementos do Jardim maravilham-se diante de sua luta, enquanto o Proprietário o ridiculariza. É algo que o Homem tem que suportar sozinho.



♣APÓS 3 DIAS ♣
(A Orquestra)

As colinas estão tomadas pelo som de tantas palavras; palavras de negação, palavras de traição, e palavras de perdão.
Então, em outra colina, não muito longe, eles ouvem as palavras finais do Homem: " Está consumado". E eles sabem que estão, mais uma vez sozinhos. Eles duvidam, eles choram, eles se maravilham e buscam escapar da escuridão com a esperança que o Jardineiro os ensinou a buscar. E então, na manhã do terceiro dia, uma nova luz surge no Jardim da colina.

♣O HOMEM DE MUITOS NOMES
(Reprise)

Seu sofrimento foi doloroso de assistir, mas ao terminar os elementos estão profundamente mudados.
Eles observaram uma maravilhosa demonstração de amor e sacrifício. Deixados sozinhos eles se tornaram presas fáceis da dúvida e lágrimas, mas então, na manhã do terceiro dia uma nova luz surgiu no Jardim da colina e os elementos se regozijaram. Cada um foi libertado e está cheio de esperança e todos se tornaram receptáculos da dádiva do Homem de Muitos Nomes.

♣EPÍLOGO♣
Os solistas e o coro deixam suas fantasias e agora compartilham o alegre testemunho da bondade do Salvador. Eles cantam o recebimento do grande Dom do amor que sempre será compartilhado. E finalmente declaram: “Ele é Jesus Cristo. Ele veio para salvar todos nós. Isso aconteceu em um jardim numa colina, no início da primavera.

5 comentários:

  1. Oi Seu Blog é Maravilhos, Parabéns!!! Vc saberia me dizer como posso conseguir os play back's das musicas deste musical?

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá! Amei este site. Sou conselheira na presidencia das moças em minha ala e amo teatro e atividades afins... estamos tentando montar esta (O Jardim) agora, mas gostaria de saber se vc (ou quem postou: mª do carmo)sabem como posso conseguir os Play Backs, as canções em português e o roteiro completo (conforme está no índice)... se puder me informar, o quanto antes melhor, porque preciso apresentar para aprovação do Bispo. Grata. Bjns... Kátia - katiambdesigner@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Bah!!!! Sou do rio Grande do Sul e etava vendo o site de vcs e Adorei todas as peças que tem no site!!! São todas muito boas acho que vou usar na minha ala parabéns pelo blog é muito bom!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu marido estava procurando por esta peça faz tempo para me mostrar, porque ele já tinha assistido, mas queria saber se você têm esta peça e musical em play back em portugues, eu achei mas só em inglês, se tiver por favor mande pra meu e-mail, porque eu quero muito ouvir, meu e-mail é: julianamesquitasud@hotmail.com.
    Brigadão, Juliana

    ResponderExcluir
  5. Ola.... Assim como todos.. gostaria muito de saber se vc tem o endereço do site para assistir o video do musical ou se tem aonde baixamos as musicas.. Estamos querendo fazer o musical na nossa Ala ... Fizemos esse ano Vinde a Cristo... Olha o depoimento dos nossos Jovens
    https://www.youtube.com/watch?v=WNJivJ9KngI

    Te agradeço desde ja!!! mil beijos!!! meu email eh
    dandan.final@gmail.com

    ResponderExcluir

mocassud.blogspot.com - Maria do Carmo D. Gomes. Tecnologia do Blogger.