Proferir um discurso na reunião sacramental ou em qualquer de nossas reuniões da Igreja é uma oportunidade que dever ser reconhecida por todos como sendo especial. Todo membro da Igreja deve aceitar a experiência como um desafio pessoal a excelência. Aqui alguns passos que o ajudarão a ter sucesso em um discurso:
Seu discurso deve ter um propósito
- Você precisa ter um propósito em mente.
- Quem serão os ouvintes?
- Qual será o tipo de reunião?
Divisões naturais de um discurso
- Quem serão os ouvintes?
- Qual será o tipo de reunião?
Divisões naturais de um discurso
1-A introdução. Ela deve ser breve. Apenas para despertar a atenção e o interesse dos ouvintes. Assim como:
- Uma citação das escrituras.
- Uma breve menção de eventos nacionais ou mundiais.
- Um desafio razoável.
- Uma breve declaração a respeito de situações locais.
- Uma pergunta surpreendente.
- Uma citação das escrituras.
- Uma breve menção de eventos nacionais ou mundiais.
- Um desafio razoável.
- Uma breve declaração a respeito de situações locais.
- Uma pergunta surpreendente.
2- Declaração do que pretende abordar no discurso. Dever ser breve e objetiva.
3- Corpo de discurso. O corpo é o desenvolvimento do assunto, com pesquisas, fatos, dados, argumentos, ilustrações e exemplos. Nesta parte você poderá usar algumas breves anotações. Apresente o discurso de maneira amigável, informal, como se estivesse conversando. Fale com sinceridade, com convicção e com entusiasmo.
4-Conclusão. È um pequeno resumo com conclusões, deixando seus ouvintes com atitude positiva. È importante que sua conclusão seja realmente o final. Termina seu discurso com alguns minutos de antecedência. È descortês e falta de consideração ultrapassar o tempo que nos foi designado
Como organizar um discurso
- Não entre em pânico. Mesmo que seja chamado com apenas alguns minutos de antecedência, inicie organizando suas idéias.
- Comece sobre o que você vai falar. Qual será o propósito. Como vai começar e como terminar.
- Muitas vezes você receberá a designação sobre o que falar. Outras vezes terá a liberdade de escolher sobre o que vai falar.
4-Conclusão. È um pequeno resumo com conclusões, deixando seus ouvintes com atitude positiva. È importante que sua conclusão seja realmente o final. Termina seu discurso com alguns minutos de antecedência. È descortês e falta de consideração ultrapassar o tempo que nos foi designado
Como organizar um discurso
- Não entre em pânico. Mesmo que seja chamado com apenas alguns minutos de antecedência, inicie organizando suas idéias.
- Comece sobre o que você vai falar. Qual será o propósito. Como vai começar e como terminar.
- Muitas vezes você receberá a designação sobre o que falar. Outras vezes terá a liberdade de escolher sobre o que vai falar.
Nestes casos siga estes passos
1. Anote o propósito de seu discurso.
2. Se possível escolha um tópico que lhe seja familiar.
3. Que seja um tópico apropriado para a ocasião e de interesse aos ouvintes.
4. Anote todas possíveis idéias. Isto poderá levar dias.
5. Examine o material relacionado, suas próprias experiências, de amigos, sua biblioteca. Você precisa checar todo tipo de informação, seja em jornais, revistas, livro etc.
6. Faça um esboço do seu discurso, e examine-o depois de alguns dias com olhos críticos.
7. Continue pesquisando. Esteja atento a comparações, histórias, ilustrações, exemplos e estatísticas etc. Tudo isso dará vida ao seu discurso.
8. Verifique se têm um início, um corpo e uma boa conclusão.
9. Certifique-se de que seu discurso não ultrapassará o tempo que lhe foi reservado no programa.
10. Faça uma abertura que capte imediatamente o interesse dos ouvintes. A conclusão deve ser penetrante, um desfecho claro do que você disse.
Como apresenta seu discurso
- Fazer um excelente discurso nada mais é do que usar os recursos naturais de sua própria personalidade. Seja você mesmo
1- Fale “conversando” com os ouvintes á sua própria maneira, pessoa para pessoa. Fale alto o suficiente para que todos possam ouvi-lo, mas não tão alto que se torne desagradável.
2-Projetar um apelo pessoa e caloroso para os ouvidos, olhos e corações de seus ouvintes.
3-Falar diretamente aos presentes. Use palavras, frases e comparações com as quais eles consigam identificar-se.
1. Anote o propósito de seu discurso.
2. Se possível escolha um tópico que lhe seja familiar.
3. Que seja um tópico apropriado para a ocasião e de interesse aos ouvintes.
4. Anote todas possíveis idéias. Isto poderá levar dias.
5. Examine o material relacionado, suas próprias experiências, de amigos, sua biblioteca. Você precisa checar todo tipo de informação, seja em jornais, revistas, livro etc.
6. Faça um esboço do seu discurso, e examine-o depois de alguns dias com olhos críticos.
7. Continue pesquisando. Esteja atento a comparações, histórias, ilustrações, exemplos e estatísticas etc. Tudo isso dará vida ao seu discurso.
8. Verifique se têm um início, um corpo e uma boa conclusão.
9. Certifique-se de que seu discurso não ultrapassará o tempo que lhe foi reservado no programa.
10. Faça uma abertura que capte imediatamente o interesse dos ouvintes. A conclusão deve ser penetrante, um desfecho claro do que você disse.
Como apresenta seu discurso
- Fazer um excelente discurso nada mais é do que usar os recursos naturais de sua própria personalidade. Seja você mesmo
1- Fale “conversando” com os ouvintes á sua própria maneira, pessoa para pessoa. Fale alto o suficiente para que todos possam ouvi-lo, mas não tão alto que se torne desagradável.
2-Projetar um apelo pessoa e caloroso para os ouvidos, olhos e corações de seus ouvintes.
3-Falar diretamente aos presentes. Use palavras, frases e comparações com as quais eles consigam identificar-se.
4-Cumprimentar e elogiar o auditório.
5-Ser a FAVOR e não CONTRA alguma coisa.
6-Falar em termos de interesse de seus ouvintes. As pessoas reagem mais depressa às emoções do que à razão.
6-Falar em termos de interesse de seus ouvintes. As pessoas reagem mais depressa às emoções do que à razão.
7-Humanizar seu discurso. Usar nomes de personagens, diálogos, palavras-chave, exemplos, e relacione-o a pessoas.
8-Manter os lhos no auditório. Prepare tão bem o discurso, que a necessidade de consultar anotações seja mínima. Olhe para uma pessoa ou para um grupo e fale-lhes diretamente por alguns instantes. Depois, mude a direção do olhar.
9-As pessoas gostam muito de ouvir exemplos, por isso use-os freqüentemente por alguns instantes. As ilustrações conseguem:
- Relacionar sua idéia a um caso.
- Relacionar pessoas famosas a sua idéia.
- Relacionar sua idéia a eventos históricos.
- Salientar sua idéia com analogias pitorescas.
- Ilustrar sua idéia com estatísticas interessantes.
Como controlar os nervos
- Prepare o discurso muito, muito bem.
- Antes de começar a falar respire bem fundo e encare o auditório.
- Coloque bastante entusiasmo naquilo que está dizendo, que até se esqueça de sentir receio.
- Se não conseguir memorizar nada mais, memorize as sentenças de abertura e encerramento.
- Tenha em mente suas idéias de apoio, usando um pequeno cartão de anotações com palavras-chave.
- Diga suas frases num só fôlego, e não respirando entrecortadamente. A boa respiração começa na linha da cintura e não no peito.
- Se estiver pensando e sentindo o que lê e fala, as variações de entonação da voz sairão naturalmente.
O que se deve lembrar
- Não se esqueça de buscar a inspiração de nosso Pai Celestial ao preparar o discurso.
- Você se sentirá mais seguro se não deixar a preparação do seu discurso para o último minuto.
- Você deve estar convencido daquilo que diz. Precisa acreditar no que fala. Precisa senti-lo em seu coração, para depois transmiti-lo com suas próprias palavras. Seja direto e claro em sua apresentação.
- Quando usar uma citação direta, mencione o nome do autor, isto é. “Albert Schweitzer disse...”, ou “De acordo com Winston Churchill...”.
- Preparar-se espiritualmente com oração e jejum.
- O discurso deve ser feito para você.
- Citar nomes somente se for elogios e não críticas.
- Tom de voz suave. Não se alterar.
- Ensaiar o discurso em frente o espelho.
- Cronometrar o tempo.
- Começar com uma parábola ou estória que tenha haver com o discurso. Tenha a estória decor, dessa maneira evitando ficar lendo..
- Ler o mínimo possível.
- Deixar claro sobre o que está falando.
- Estar com roupas no padrão.
O que você deve evitar
-Não comente de como você foi pedido para falar.
- Não diga que você não está preparado.
- Não diga ao público que você nervoso ou que você não é um bom orador.
- Não use expressões insinceras, banais.
- Não use histórias que não vão diretamente ao ponto.
- Não agradecer a presidência pela oportunidade de fazer um discurso.
- Não debruçar sobre o púlpito.
- Não falar sobre pecados passado
- Não fugir do assunto.
Não abra mão de sua oportunidade
- Não permita que outra pessoa prepare seu discurso. Não leia o que uma outra pessoa escreveu.Você estará enganando a si mesmo e roubando a si próprio a oportunidade de aprender a preparar um discurso.
- Faça seu discurso usando seu próprio raciocínio e suas próprias palavras.
- Relacionar sua idéia a um caso.
- Relacionar pessoas famosas a sua idéia.
- Relacionar sua idéia a eventos históricos.
- Salientar sua idéia com analogias pitorescas.
- Ilustrar sua idéia com estatísticas interessantes.
Como controlar os nervos
- Prepare o discurso muito, muito bem.
- Antes de começar a falar respire bem fundo e encare o auditório.
- Coloque bastante entusiasmo naquilo que está dizendo, que até se esqueça de sentir receio.
- Se não conseguir memorizar nada mais, memorize as sentenças de abertura e encerramento.
- Tenha em mente suas idéias de apoio, usando um pequeno cartão de anotações com palavras-chave.
- Diga suas frases num só fôlego, e não respirando entrecortadamente. A boa respiração começa na linha da cintura e não no peito.
- Se estiver pensando e sentindo o que lê e fala, as variações de entonação da voz sairão naturalmente.
O que se deve lembrar
- Não se esqueça de buscar a inspiração de nosso Pai Celestial ao preparar o discurso.
- Você se sentirá mais seguro se não deixar a preparação do seu discurso para o último minuto.
- Você deve estar convencido daquilo que diz. Precisa acreditar no que fala. Precisa senti-lo em seu coração, para depois transmiti-lo com suas próprias palavras. Seja direto e claro em sua apresentação.
- Quando usar uma citação direta, mencione o nome do autor, isto é. “Albert Schweitzer disse...”, ou “De acordo com Winston Churchill...”.
- Preparar-se espiritualmente com oração e jejum.
- O discurso deve ser feito para você.
- Citar nomes somente se for elogios e não críticas.
- Tom de voz suave. Não se alterar.
- Ensaiar o discurso em frente o espelho.
- Cronometrar o tempo.
- Começar com uma parábola ou estória que tenha haver com o discurso. Tenha a estória decor, dessa maneira evitando ficar lendo..
- Ler o mínimo possível.
- Deixar claro sobre o que está falando.
- Estar com roupas no padrão.
O que você deve evitar
-Não comente de como você foi pedido para falar.
- Não diga que você não está preparado.
- Não diga ao público que você nervoso ou que você não é um bom orador.
- Não use expressões insinceras, banais.
- Não use histórias que não vão diretamente ao ponto.
- Não agradecer a presidência pela oportunidade de fazer um discurso.
- Não debruçar sobre o púlpito.
- Não falar sobre pecados passado
- Não fugir do assunto.
Não abra mão de sua oportunidade
- Não permita que outra pessoa prepare seu discurso. Não leia o que uma outra pessoa escreveu.Você estará enganando a si mesmo e roubando a si próprio a oportunidade de aprender a preparar um discurso.
- Faça seu discurso usando seu próprio raciocínio e suas próprias palavras.
Achei muito boa as orientações e técnicas para preparar um discurso,porém achei muito longa.
ResponderExcluirTalvez a pessoa que precisa dessas dicas, não consiga ler até o final, ficando cansada com a leitura. Que tal resumir!! Leve esse comentário p/ o lado bom. Obrigada, adoro esse blog, visito quase todas as noites.
Querida irmã,
ResponderExcluirNão consigo baixar a ata, por favor, envie-me a ata, atividades e os vídeos> Experiência espirituais, Como iniciar mutual e Estar a altura do chamado. Por favor. Fui chamada a pouco tempo e preciso de idéias. Se tiver um modelo de ata de mutual, convitinhos para atividades e mutuais e algumas bincadeiras e atividades...
muito obrigada. Priscila
priscila.abucater@yahoo.com.br
priscila.abucater@hotmail.com
Achei o material maravilhoso, ideal, claro e direto. Vou usá-lo numa mutual com meus jovens. Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirpor favor vc teria as musicas da excelencia de 2009 para nos passarrr?
ResponderExcluireu preciso pq estou momtando a escelencia do nosso ramo(gurupi 1 tocantins/) mas naum estou conseguindo axar o cd e naum ha como comprar pq o correio de nosso estado esta em greve e demorara muito para chegar...
se puder nos ajudar ficaremos eternamente gratas...
obrigada...CARLIANE- presidente interina das moças.